Página:A Estrella do Sul.pdf/58

Wikisource, a biblioteca livre
52
VIAGENS MARAVILHOSAS

o senhor a estes bimanes que me rodeiam!... Pôz tudo em obra para se fazer admirar e estimar!... Conseguiu-o !... E agora vem dizer-me, assim de repente, que se vae embora, que se acabou a festa, que volta para Paris, e que se apressa a esquecer-me!... E imagina o senhor que hei de ver este desenlace com philosophia ?»

Sim, de tudo isto havia nas palavras de Alice, diziam-n'o tão claramente os seus olhos humedecidos, que Cypriano esteve quasi a responder a esta censura tacita mas eloquente. Pouco faltou para que exclamasse :

«É preciso!... Pedi hontem a seu pae que a deixasse ser minha mulher!.. . Recusou sem ao menos me deixar uma esperança !... Comprehende agora porque é que eu parto?»

Lembrou-se a tempo da sua promessa. Compromettera-se e nunca fallar á filha de John Watkins do sonho que tinha formado, e julgar-se-hia desprezivel se não mantivesse a sua polavra.

Mas ao mesmo tempo percebia quanto era brutal e quasi selvagem este projecto de partida immediata, decidido tão subitamente debaixo da impressão do seu mau exito. Parecia-lhe impossivel abandonar assim, sem preparação, sem demora, aquella encantadora creança que elle amava e que lhe retribuia, — via-se bem claramente, — um affecto tão sincero e tão profundo.

Causava-lhe agora horror a resolução que duas horas antes se lhe tinha imposto com o caracter da mais imperiosa necessidade. Nem sequer ousava confessal-a. De repente renegou-a.

— Quando fallo em partir, menina Alice, disse elle, não é esta manhã... nem mesmo hoje, penso eu !... Ainda tenho de tomar apontamentos... de concluir preparativos !... Em todo o caso terei a honra de a tornar a ver e de conversar comsigo... a respeito do seu plano de estudos !