Página:A Estrella do Sul.pdf/60

Wikisource, a biblioteca livre
54
VIAGENS MARAVILHOSAS

mento para o segundo almoço. Cypriano, passando em revista aquelles rostos crestados, perguntava a si mesmo a quem se dirigiria para obter as informações que lhe eram necessarias, quando reconheceu n'um grupo o cara leal de Thomaz Steel, o ex-mineiro de Lancashire.

Já por duas ou tres vezes, depois da sua chegada ao Griqualand, tivera occasião de o tornar a ver e de reconhecer que o excellente rapaz prosperava a olhos vistos, como indicavam sufficientemente a sua pbysionomia alegre, o fato novinho do trinque e sobretudo o recheado cinto que elle ostentava.

Cypriano decidiu-se a fallar-lhe e communicar-lhe os seus projectos, — o que fez em poucas palavras.

— Arrendar um claim? Nada mais facil, se o senhor tem dinheiro. Ha justamente um ao pé do meu ! Quatrocentas libras esterlinas [1]; é de graça. Com cinco ou seis pretos que o explorem por sua conta, tem o senhor a certeza de tirar pelo menos setecentos a oitocentos francos de diamantes por semana !

— Mas eu não possuo dez mil francos e não tenho nem um moleque! disse Cypriano.

— Pois então compre uma parte de claim — um oitavo ou mesmo meio oitavo, — e trabalhe o senhor mesmo n'elle ! Para essa acquisição bastarão uns mil francos !

— Isso talvez me fosse mais facil, respondeu o joven engenheiro. Mas como é que o senhor se arranjou, se não é curiosidade? Veiu para aqui com algum capital ?

— Cheguei aqui com estes dois braços e com tres pesetas de ouro na algibeira. Mas tive sorte. Primeiro trabalhei a meias n'um oitavo, cujo dono gostava mais de ficar no botequim do que de tratar dos seus negocios. Combinou-se que repartiriamos os achados, e eu fiz alguns soffriveis, principalmente uma

  1. 10.000 francos.

    (Nota do auctor.)