Página:A Estrella do Sul.pdf/62

Wikisource, a biblioteca livre
56
VIAGENS MARAVILHOSAS

Watkins. Tem uns poucos em exploração, alem do dominio directo de toda a mina. Mas não póde exploral-os tão bem como desejaria, porque a gota não o deixa vir ao terreno, e parece-me que havia de fazer o negocio comsigo em boas condições, se o senhor quizer-lhe propor-lhe o arrendamento de um claim.

— Preferia quo o negocio se arranjasse entre o senhor e elle, respondeu Cypriano.

— Não seja essa a duvida, replicou Thomaz Steel. E podemos já tirar o negocio a limpo.

Tres horas depois o meio claim numero 942, devidamente demarcado com estacas e reconhecido na planta, era arrendado segundo as fórmas legaes aos senhores Méré e Thomaz Steel mediante o pagamento do premio de sessenta libras[1], e depois de satisfeitos ao recebedor os direitos de patente. Alem d'isso estipulava-se especialmente no arrendamento que os concessionarios repartiriam com John Watkins o producto da exploração e lhe entregariam a titulo de royalty os tres primeiros diamantes de mais de dez karats que porventura encontrassem. Não havia cousa alguma que demonstrasse que uma tal eventualidade se daria, mas em summa era possivel, – tudo era possivel.

Em resumo o negocio podia considerar-se excepcionalmente bom para Cypriano, e mister Watkins assim lh'o declarou com a sua franqueza costumada, quando, depois de assignarem a escriptura, bebiam uma gota.

— Metteu-se no bom caminho, meu rapaz! dizia-lhe elle dando-lhe pancadinhas no hombro. O senhor dá esperanças! Não me admirava nada que viesse a ser um dos melhores mineiros do Griqualand!

  1. 2:250 francos.

    (Nota do auctor.)