Página:A Estrella do Sul.pdf/66

Wikisource, a biblioteca livre
60
VIAGENS MARAVILHOSAS

a quinta parte de uma gramma[1]. Um diamante de primeira agua, isto é, bem puro, limpido e sem côr, vale depois de lapidado cerca de duzentos e cincoenta francos, se pesa um karat. Mas, se os diamantes mais pequenos têem um valor proporcionalmente muito inferior, o valor dos maiores cresce mui rapidamente. Calcula-se em geral que o valor venal de uma pedra de boa agua é igual ao quadrado do seu peso, expresso em karats, multiplicado pelo preço corrente do mesmo karat. Por conseguinte, suppondo que o preço do karat é de duzentos e cincoenta francos, uma pedra de dez karats, da mesma qualidade valerá cem vezes mais, isto é, vinte e cinco mil francos.

Mas as pedras de dez karats e mesmo as de um karat são rarissimas. E é exactamente por isso que ellas são tão caras. Por outro lado os diamantes do Griqualand têem quasi todos uma côr amarellada, — o que diminue consideravelmente o seu valor em joalheria.

O achado de uma pedra pesando um sexto de karat, no fim de sete ou oito dias de trabalho, era poís fraquissima compensação de todas as difficuldades e fadigas que ella tinha custado. Por aquelle preço mais valia lavrar a terra, apascentar o gado, ou britar pedra nas estradas. Era isto que Cypriano dizia comsigo.

Entretanto a esperança de encontrar um bom diamante, que recompensasse de uma só vez o trabalho de muitas semanas e mesmo de muitos mezes, sustentava-o a elle como sustenta a todos os mineiros ainda os que têem menos fé. Thomaz Steel esse trabalhava á maneira de machina, sem pensar em tal, em consequencia da velocidade adquirida,— pelo menos apparentemente.

  1. Exactamente 0gr,2052.

    (Nota do auctor.)