Página:A Estrella do Sul.pdf/67

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

61


Os dois socios almoçavam de ordinario juntos, contentando-se com sandwiches e cerveja que compravam n'um restaurante ao ar livre, mas jantavam em uma das numerosas mesas redondas por onde se repartia a freguezia do acampamento. Á noite, depois de se separarem para ir cada um para seu lado, Thomaz Steel dirigia-se para qualquer sala de bilhar, ao passo que Cypriano ia passar uma ou duas horas na granja.

Ahi tinha o joven engenbeiro muitas vezes o desgosto de encontrar o seu rival, James Hilton, um rapaz alto de cabellos ruivos, e com a face crivada de sardas. Não se podia duvidar que este rival fazia rapidos progressos no favor de Jobn Watkins, bebendo ainda mais gin e fumando ainda mais tabaco de Hamburgo do que elle.

É verdade que Alice, segundo se podia observar, parecia desdenhar completamente as elegancias camponias e a conversa pouco elevada do joven Hilton. Mas nem assim a presença d'elle deixava de ser incommoda para Cypriano. Por isso algumas vezes, não podendo atural-a, sentindo-se incapaz de se conter, dava as boas noites à companhia e ia-se embora.

«O frenchman não anda contente! dizia então John Watkins piscando um olho ao companheiro. Pelos modus os diamantes não lhe apparecem debaixo da picareta!»

N'essas noites Cypriano ia quasi sempre passar o resto do serão em casa de um bom velhote boer, estabelecido proximo do acampamento, que se chamava Jacobus Vandergaart.

De nome d'elle é que se originára o do Kopje, cujo solo elle occupára outr'ora nos primeiros tempos da concessão. Até, a dar credito ao que elle dizia, fôra por uma verdadeira injustiça que lhe tinham tirado o terreno em proveito de John Watkins. Completamente arruinado agora, vivia n'uma cabana velha de barro pelo officio de lapidario de diamantes, que n'outro tempo tinha exercido em Amsterdam, sua cidade natal.