Página:A Estrella do Sul.pdf/69

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

63


queria dar, desenhando a giz na ganga as facetas projectadas. Depois collocava successivamente cada uma d'essas faces em contacto com um outro diamante, e submettia-os a prolongada fricção um contra o outro. As duas pedras gastavam-se mutuamente e pouco a pouco ía-se formando a faceta.

Por este modo Jacobus Vandergaart conseguia dar á gemma uma das formas hoje consagradas pelo uso, e que todas se incluem nas tres grandes divisões seguintes: o brilhante duplo, o brilhante simples e o brilhante rosa.

O brilhante duplo compõe-se de sessenta e quatro facetas, alem de duas faces mas largas, a maior das quaes se chama a mesa e a outra a culatra.

O brilhante simples figura apenas a metade de um brilhante duplo.

O brilhante rosa tem a parte inferior plana e a superior apresenta uma pyramide de vertice para cima com facetas.

Por excepção rarissima apparecia de vez em quando para lapidar uma briolette, isto é, um diamante sem superficie plana inferior nem superior, apresentando a forma de uma pequena pera. Na India costuma fazer-se um furo na extremidade mais delgada das briolettes para lhe metter um cordão.

Pelo que diz respeito às pendelocques que o velho artista com mais frequencia tinha occasião de lapidar, são ellas meias-peras com mesa e culatra carregadas de facetas na parte anterior.

Depois de lapidado o diamante, restava polil-o para que o trabalho ficasse concluido. Essa operação effectua-se empregando uma , especie de disco de aço, de cerca de vinte e oito centimetros de diametro, assente na mesa, e que pela acção de uma roda grande e de uma manivela gira sobre um eixo á rasão de duas ou tres mil revoluções por minuto. De encontro a este disco humedecido com oleo e salpicado com pó, proveniente