Página:A Estrella do Sul.pdf/73

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

67


meus paes fizeram áquella cidade. Voltei lá mais tarde para aprender o meu officio, mas passei toda a minha infancia no Cabo, para onde a minha familia emigrára havia uns cincoenta annos. Eramos hollandezes e muito orgulhosos de o ser, quando a Gran-Bretanha se apoderou da colonia — a titulo provisorio, dizia ella. Mas John Bull nunca larga o que uma vez agarrou, e em 1815 fomos solemnemente declarados subditos do Reino Unido pela Europa reunida em congresso!

«Veja o senhor em que se mette a Europa a proposito das provincias africanas!

«Subditos inglezes! mas isso é que nós não queriamos ser, senhor Méré. Portanto, pensando que a Africa era bastante grande para nos dar uma patria que fosse verdadeiramente nossa — só nossa! — deixámos a colonia do Cabo para nos mettermos por essas terras selvagens que limitavam o paiz pelo norte. Chamavam-n'os boers, isto é aldeões, ou tambem voor-trekkers, que quer dizer exploradores avançados.

«Mal tinhamos arroteado aquelles territorios ainda novos, mal tinhamos alcançado á força de trabalho uma existencia independente, lá veiu o governo britannico reclamal-os como seus, sempre com o pretexto de que nós eramos subditos inglezes!

«Foi então que se realisou o nosso grande exodo. Era em 1833. Novamente emigrámos em massa. Carregámos os carrões puxados por bois, com os nossos moveis, instrumentos e sementes, e mettemo-nos para a frente por esse deserto.

«N'aquella epocha o territorio do Natal estava quasi inteiramente despovoado. Entre 1812 e 1828 tinham sido exterminados mais de um milhão de seres humanos por um conquistador sanguinario, chamado Tchaka, verdadeiro Attila negro da raça dos zulus. O seu successor Dingaan reinava ainda pelo terror. Foi este rei selvagem que nos deu licença para nos es-