Página:A Estrella do Sul.pdf/77

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

71


«Puz-lhe demanda !... Nunca o senhor Méré saiba quanto custam demandas em terras de inglezes !... Perdi um a um os meus bois, os cavallos, os carneiros !... Cheguei a vender a mobilia e até os trapos para sustentar essas sanguesugas humanas chamadas sollicitors, attorneys, sheriffs, officiaes de justiça!... Numa palavra, ao cabo de um anno de marchas e contramarchas, de demoras, de esperanças sempre enganosas, de anciedades e desesperos, a questão de propriedade foi emfim definitivamente resolvida em segunda instancia sem recurso nem appellação possivel...

«Perdi a demanda, e ainda por cima ficava arruinado. A sentença em boa fórma declarava as minhas pretensões mal fundadas, rejeitava os meus embargos, e dizia que se tornava impossivel ao tribunal reconhecer claramente o direito reciproco das partes, mas que era preciso para o futuro fixar-lhe um limite rasoavel e por isso sentenciavam que o vigesimo quinto grau de longitude a léste do meridiano de Greenwich fosse a linha que d'ali em diante devia separar as duas propriedades.

«O terreno situado para o poente d'esse meridiano devia ser julgado pertencente a John Watkins, e o terreno situado ao nascente a Jacobus Vandergaart.

«Ora o que parece que dictou aos juizes tão singu lar decisão, foi que effectivamente o tal vigesimo quinto grau de longitude passa, nas cartas dos districtos, atravez do territorio que o meu kraal tinha occupado.

«Mas infelizmente a mina estava do lado do poente. E por isso está de ver que coube a John Watkins!

«E comtudo, como para tornar indelevel como uma nodoa a opinião que o paiz conservou ácerca d'essa sentença iniqua, ficaram sempre chamando á mina o Vandergaart-Kopje!

«E então, senhor Méré, não tenho alguma rasão em dizer