Página:A Estrella do Sul.pdf/82

Wikisource, a biblioteca livre
76
VIAGENS MARAVILHOSAS

Annibal Pantalacci, para tornar completa a tola comedia, tinha o cuidado de se mostrar muito, exactamente defronte das janellas de Mathys Pretorius, e quasi sempre levava comsigo alguns socios para lhes dar o gosto de assistirem á caçoada.

Podia então observar-se o pobre homem, meio escondido atraz do cortinado de chita, seguindo com anciedade os movimentos dos sujeitos, espiando-lhes os gestos, prompto a correr ao curral e metter o abestruz ao carro para fugir, se se visse ameaçado de uma invasão na propriedade.

Mas tambem para que tivera elle a desgraçada idéa de contar a um amigo que conservava a passarola do carrinho arreiada de dia e de noite e a caixa do mesmo carro cheia de provisões para estar prompto a safar-se ao primeiro symptoma decisivo?

— Vou para os Buchimanos, para o norte do Limpopo ! dizia elle. Ha dez annos negociava eu com elles em marfim, e palavra de honra que vale mais cem vezes viver no meio dos selvagens, dos leões e dos chacaes, do que ficar entre estes inglezes insaciaveis!

Ora o confidente do desgraçado lavrador, segundo o costume invariavel de todos os confidentes, não teve cousa que lhe desse maior cuidado do que foi o do dominio publico estes projectos! Escusado será dizer que Annibal Pantalacci se aproveitava de tudo isto para maior gaudio dos mineiros do Kopje.

Outra victima habitual dos divertimentos de mau gosto do napolitano era, como no principio, o china Li.

Tambem este se estabelecêra no Vandergaart-Kopje, montando simplesmente uma lavanderia, e toda a gente sabe como os filhos do Celeste Imperio são habeis n'este officio.

Effectivamente aquella famosa caixa encarnada, que tanto dera no goto a Cypriano nos primeiros dias da viagem do Cabo para Griqualand, apenas continha escovas, soda, paus de sabão