Página:A Estrella do Sul.pdf/83

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

77


e anil. Mas não era preciso mais para um china intelligente fazer fortuna n'aquella terra!

Na verdade Cypriano não podia deixar de sorrir-se quando via o Li, sempre calado e reservado, carregando com o grande cabaz de roupa branca que levava aos freguezes.

Mas o que o fazia desesperar era ver que Annibal Pantalacci era verdadeiramente feroz para com o pobre diabo. Entornava-lhe garrafas de tinta na tina da barrela, estendia-lhe cordas atravez da porta para o fazer cair, pregava-o ao banco espetando-lhe uma faca na aba da blusa. E sobretudo, quando tinha occasião, nunca deixava de lhe arrumar um pontapé ás pernas, chamando-lhe cão de pagão! e, se se tinha feito freguez d'elle, era exactamente para se entregar a este exercicio todas as semanas. Nunca achava a roupa bem clara, apesar de Li a lavar e engommar perfeitamente. Por causa da mais pequena prega encolerisava-se de um modo espantoso e zurzia o desgraçado china como se este fosse seu escravo.

Taes eram os grosseiros prazeres do acampamento; mas por vezes transformavam-se em tragedia. Se por exemplo acontecia que um preto empregado na mina fosse accusado do roubo de um diamante, toda a gente se constituia na obrigação de acompanhar o delinquente á presença do magistrado, indo-o enchendo de antemão com valentes soccos. De modo que, se por acaso o juiz absolvia o accusado, já lá ficavam os sopapos por conta ! E tambem deve dizer-se que era raro um tal caso que o accusado fosse absolvido. O juiz pronunciava mais depressa uma condemnação do que comia um gomo de laranja com sal, — um dos petiscos favoritos da terra. A sentença consistia de ordinario em condemnar o réu a quinze dias de trabalhos forçados e a vinte chicotadas com o cat of nine tails ou gato de nove rabos, especie de disciplinas com nós, que ainda hoje se usava na Gran-Bretanha e nas possessões inglezas para açoutar os presos.