Página:A Estrella do Sul.pdf/90

Wikisource, a biblioteca livre
84
VIAGENS MARAVILHOSAS

mas em summa perfeitamente intelligivel. Cypriano aproveitou este adiantamento para o mandar contar toda a sua historia. Era bem simples.

Matakit nem sequer sabia o nome da sua terra, que era situada nas montanhas da banda de onde se ergue o sol. Tudo quanto sabia dizer era que vivia lá muito miseravelmente. Quiz então fazer fortuna, a exemplo de alguns guerreiros da sua tribu que se tinham expatriado; por isso tinha vindo, como elles, para o campo dos Diamantes.

Quanto esperava elle ganhar? Simplesmente uma capa encarnada e dez vezes dez moedas de prata.

Effectivamente os cafres desprezam o dinheiro em ouro. Isto provém de um preconceito impossivel de extirpar, que lhes foi inoculado pelos primeiros europeus que com elles tiveram relações de commercio.

E o que tencionava fazer com essas moedas de prata o ambicioso Matakit?

Ora ! Comprava uma capa encarnada, uma espingarda e polvora e depois voltava para o seu kraal. Chegando lá comprava uma mulher, que trabalharia por conta d'elle, tratando-lhe de uma vacca e cultivando-lhe o campo de milho! N'estas condições seria um homem de importancia, um grande chefe. Toda a gente havia de invejar-lhe a espingarda e a elevada fortuna, e elle morreria cheio de annos e de consideração. Não havia mais complicações.

Cypriano ficou scismando ao ouvir este programma tão simples. Deveria modifical-o, alargar os horisontes d'aquelle pobre selvagem, mostrando-lhe para alvo da sua actividade conquistas mais importantes do que uma capa encarnada e uma espingarda de pederneira? Ou seria melhor deixal-o n'aquella singela ignorancia, para que elle podesse ir para o seu kraal acabar em paz a vida que desejava? Grave questão, que o jo-