Página:A Fortaleza de 1810.pdf/28

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
110
DO INSTITUTO DO CEARÁ


de madeira no centro do qual havia alguma edificação má e incorrecta.

Concluida a obra do mercado, alinhou-se pela frente deste a ála da Boa-vista, hoje Floriano Peixoto, que corre parallela.

Nesta ála edificou o capitão mór Castro a casa n. 24, em que residio o finado Paes Pinto, e para o norte o negociante Nunes occupou uma esquina, abrindo caminho da praça para o matadouro.

Foi pois a frente do mercado, que servia de linha de referencia para todas as que se· projectaram. Em outubro de 1814, já estava em começo a rua da Palma, hoje do major Facundo, incumbindo-se de sua abertura ou traçado o dito boticario Bernardo José Teixeira que foi por isto louvado pela camara, como benemerito.

O serviço, portanto, que se tem attribuido a Antonio Rodrigues Ferreira, de ter alinhado a cidade, fica reduzido ao facto de ter contribuido poderosamente, em epochas posteriores, para a observação d'aquelle plano. A outro boticario caberia a gloria pela execução do traçado de Paulet, sendo preciso restituir-lhe o que lhe tiraram para illustrar o nome d’aquelle.

Ferreira chegou ao Ceará em 1825, quando já existiam muitas ruas da nova planta. Entrou para a camara na qualidade de vice-presidente, na eleição que se fez no governo de Fausto Augusto de Aguiar (1848) e servia de presidente no quatriennio seguinte, fallecendo em 1856.

A ála em frente ao Mercado estendeo-se até prender-se á antiga rua da Bôa vista, pois que aproveitou-lhe os poucos edificios ficando como um prolongamento della Encontravão-se em 1825, na linha que corre em tente ao palacete da Assembléa e ao antigo Gabinete de leitura, uma casa do capitão-mór Barbosa, outra de Manoel Francisco da Silva e duas do coronel Machado.

Foi depois de 1825 que se edificou o sobrado n.º 34 que tem frente precisamente para o palacete indicado. Para fazer estas casas e as do fundo, com frente na rua Major Facundo, foi de mister demolir a velha rua do Monteiro que as cortava obliquamente.