Página:A Fortaleza de 1810.pdf/5

Wikisource, a biblioteca livre
REVISTA TRIMESTRAL
87

Do ponto desse cajueiro transferia-se a venda da carne para o local occupado agora pela casa da finada mãe do Dr. Paulino N. Borges da Fonseca, n.º 20, na extremidade norte da rua Boa Vista, ora Floriano Peixoto.

Foi este açougue a origem da edificação que se fez na ála em frente, desde antes de 1810. O matadouro transferio-se para o local onde existia o sobrado de José Maria Eustachio Vieira, antigo caixeiro de Moreira, edificio que passou ao dominio do commendador Luiz Ribeiro e acha-se agora transformado em — Palacio Guarany.

A edificação que se seguio immediatamente depois da do quartel residencia do commandante do presidio, foi a de Aldeiota, prvoação de indíos no sitio conhecido por este nome, nas immediações de Pajehú. Mais tarde os adventícios, portuguezes e mestiços, começarão a edificar pequenas casas de barro e telha, ou choupanas de carnahubas, á margem direita e esquerda do regato Ipojuca.

Na curva, que faz este ribeiro, os índios collocaram sua igreja, precisamente no terreno onde agora está a cathedral.

Este velho templo, para onde forão transferidas as imagens existentes em uma capella da barra do Ceará, Villa Velha ou Mathias Pacheco, foi demolido no começo do secculo XIX pelo vigario Antonio José Moreira. Conrado, em 1825, lhe tirou parte das madeiras para fazer o pontilhão do lugar Chafariz ; outros lhe tirarão o restante para a igreja do Rosario.

Quando os indios se passaram de Villa Velha para o seo novo domicilio de Aldeiota, conduziram nos hombros o pelourinho, que era n'aquelle tempo uma decoração das villas, sinão o signal de cathegoria do povoado e collocaramno a 50 passos ao lado da egreja.

E' tambem muito antiga a ermida do Rosario e ao lado desta a casa que servia de Paços do concelho e acha se agora convertida em palacio da presidencia, por troca com o senado da camara em 3 de Janeiro de 1809 por outro predío com terraço olhando para a ála oriental da rua ora Senna Madureira; nelle residirão os governadores terceiros, pois que os segundos moraram n'um