Página:A Guerra de Canudos.djvu/107

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
93
A Guerra de Canudos

gico — carga — , elevaram á mais alta exasperação bellica os officiaes e soldados assaltantes, os quaes, sem vacillação e impetuosamente, arrojaram-se com extraordinaria bravura sobre as trincheiras inimigas.

Em meia distancia do desfiladeiro, o 12° deteve sua marcha victoriosa, tiroteiando sobre o inimigo ; mas o valente commandante Sucupira, demonstrando o raro valor e a serenidade que lhe abrilhantavam o genio marcial, interrompeu com seu incontestavel prestigio essa intermitencia da carga. Fez calar os fogos e seguiu para frente com seu batalhão, seguido do 31°, que sem perder o alinhamento dos seus pelotões, calma e valorosamente, em face da conducta, aliás brilhante do 12°, manteve-se á sua retaguarda, soffrendo violento fogo.

Os jagunços, que ate então poupavam seus cartuchos, ao irromper a carga, sustentaram um fogo ininterrupto e mortifero, dizimando nossos arrojados batalhões. Atiradores emeritos, elles com visivel anciedade faziam os maiores esforços para obstar a carga impetuosa da columna, cobrindo-a d'uma saraivada de balas, varrendo-lhe as fileiras, os projectis estalando no peito e face dos soldados, quebrando carabinas, abrindo sulcos no terreno. E' que elles comprehendiam ser o desfiladeiro a chave que nos abriria as portas da cidadella;