Página:A Guerra de Canudos.djvu/11

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
7
A Guerra de Canudos

bravo e experimentado major Febronio de Brito.

Este official, como os precedentes, não logrou penetrar em Canudos. Atacado, bem próximo d'aquelle local, por bastissima horda de Conselheiristas, depois de sustentar porfiados combates, em cujo decorrer os jagunços por veises deram provas evidentes de arrojo e temeridade, atirando-se em massa compacta contra os canhões e metralhadoras, o major Febronio, reconhecendo a fraqueza da sua columna, exhausta pela marcha longa e difficil no sertão, bem como a grande superioridade numerica do contrario, executou a famosa retirada, que o notabilizou como um dos mais competentes dos nossos officiaes arregimentados.

Aquella retirada, considerado o modo como foi executada, constitue um titulo de gloria para o habil major, cuja reputação firmou-se de modo indiscutivel entre os seus mais distinctos pares.

Atacado por todos os lados e quasi de surpresa, por uma horda numerosa e sedenta de sangue e cujo arrojo levou-a ao assalto a arma branca sobre o quadrado previdentemente formado, o major Febronio, depois de ter combatido como um bravo contra as massas dos fanaticos, derrotando-as completamente, tingindo as tranquillas aguas da Lagôa do Cipó