Página:A Guerra de Canudos.djvu/111

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
97

conquista d'uma posição de tão alto valor es tratégico. A passagem de Cocoróbó, deste modo considerada, influiu decisivamente para a salvação do exercito, empenhado em uma campanha, como aquella, cheia de golpes imprevistos.

Si não se effectuasse o forçamento do desfiladeiro, certamente a marcha da 2ª columna seria protellada por longos dias, e a 1ª , ainda no Rosario, teria de marchar em seu reforço e, nesse caso, todo o plano architectado pelo general Arthur Oscar estaria desfeito; em tal caso, a 2ª iria dar n'aquelle ponto, contornando, o que acarretaria immensos sacrificios para ambas as divisões, inclusive o consumo das munições de guerra e de bocca, o que importaria, talvez, em nova organisação da expedição.

Após o combate, foram arrecadadas umas quinze carabinas e doze mil cartuchos em bolsas, de couro e de croá, pertencentes aos jagunços, cujos cadaveres foram incinerados. Entre esses, havia um, cingindo talim com espada de official e tinha feições intelligentes. Provavelmente, era um dos chefes da força que nos enfrentou.

Ao anoitecer, foi improvisado um hospital de sangue, onde os medicos trabalharam até muito tarde, occupando-se com toda dedicação no curativo dos feridos, que foram todos atten-