Página:A Guerra de Canudos.djvu/116

Wikisource, a biblioteca livre
100
A Guerra de Canudos

mos, então, cerca de ¾ legua de Canudos. O serviço de vigilancia foi rigorosamente estabelecido, volteando os fanáticos em torno do acampamento, tiroteiando sobre os piquetes.

Alem dos montes que em frente avistavam-se, era Canudos, o alvo á cuja mira marchava a columna, cheia de confiança e de enthusiasmo; em torno, o deserto e nelle a jagunçada feróz, agitando-se na louca tentativa de surprehender os postos avançados que a mantinham á distancia.

N'essa série de pequenos combates em Trabubú, soffreu poucas baixas a columna. Dos fanaticos, morreram alguns, entre os quaes um, que se pozde permeio entre o piquete da direita do 31° e o acampamento. Vimol-o o cadaver, regularmente vestido, usando botas e ao lado, além da espada d'aço com o competente talim, estavam uma Mannlicher e a bolsa de munições, com 300 cartuchos. Alguns soldados julgaram n'elle reconhecer um antigo desertor d'um dos batalhões de engenharia. D'aquelle corpo em breve só restava pequena porção de cinzas.

Cada jagunço dos que foram vistos, na média, carregava 300 tiros em bolsas de tecido de croá. O fanatico de Canudos, tinha geralmente apparencia rachitica e anemica, era nervoso e magro. O traje, constituiam-n'o uma