Página:A Guerra de Canudos.djvu/119

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
103

Com a referida communicação, manifestou-se na 2ª columna movimento geral de enthusiasmo e animação, expresso em vivas, echoando ruidosamente nos acampamentos, sendo na occasião dada uma salva em signal de regosijo da proxima juncção das forças e o golpe final no reducto do fanatismo criminoso.

Entre meio dia e uma hora da tarde do dia seguinte, a corneta do commando da columna fez sôar o toque de avançada. A peleja ainda durava, e, ao sahir do acampamento, a 6ª brigada, n'esse dia de vanguarda, foi enfrentando o inimigo, fortificado nos morros; cercas e casas esparsas, que assim dispostas seguiam-se até Canudos.

A valente brigada, com seu calmo commandante á frente, investiu sobre os reductos dos fanaticos. Estes, n'um esforço desesperado, firmes nos seus postos, romperam renhida fuzilaria de frente e flancos, mórmente no direito, succedendo, assim, tornarem-se muito extensas as nossas linhas de atiradores.

A brigada detevese por algum tempo a pé firme, mantendo o fogo, fiscalizado pelo coronel Pantoja, com toda a bravura expondo-se aos fogos inimigos, dirigindo seus commandados, já aguerridos e empenhados no seu encargo de honra : o de abrir caminho sobre a cidadella.