Página:A Guerra de Canudos.djvu/123

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
107

trica da casaria avermelhada, destacando algumas caiadas, e, a tudo sobresahindo, o vulto amplo e elevado do grande Templo, ferindo o horizonte fortemente.

Durante a tarde era ouvido com espaços o canhoneio da 1ª columna, sendo tambem percebido sustentada fuzilaria, que á noite cessou. Estavamos muito proximo das forças ás ordens do general Silva Barbosa, operando pela esquerda.

Em nossa marcha lenta e espinhosa, ao entardecer, mostravam-se na estrada vestigios salientes, destroços da expedição Moreira Cesar; tambores, cornetas, carabinas quebradas, blusas e bonets apodrecidos, se topavam no terreno. Um craneo limpo e amarellento apparecia á beira do mato, mostrando enorme brecha, naturalmente produzida por golpe de facão tirando a vida ao possuidor.

Terriveis recordações n'essa noite abalaram o espirito dos expedicionarios, pela variedade dos impressionantes quadros offerecidos. Tacitamente, fez-se uma pausa nas demonstrações do enthusiasmo que excitava o pessoal considerando quanto fôra dura aquella travessia, ouvindo-se os gemidos que os feridos soltavam. O corpo medico se fatigava no pensar de tantos ferimentos e a cata aos pobres