Página:A Guerra de Canudos.djvu/139

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Guerra de Canudos
121

60 homens, que, ao penetrarmos no povoado, nos fuzilariam pelos flancos e retaguarda.

O assalto estava em via de execução, o que era percebido pelos multiplos preparativos. Os batalhões 12.° e 31.° estavam dispostos para a carga, os atiradores de protecção á artilharia tiroteiavam mais fórtemente e os canhões alvejavam com mais energia e presteza os pontos mais vulneraveis da Cidadella. A 5.ª brigada cobria o flanco esquerdo com suas forças e a 6.ª, de retaguarda, guarnecia o comboio e transporte, protejendo os feridos.

Prestes, a 2ª columna investiria contra Canudos e a sórte decidiria da bôa ou má fortuna das nossas armas, e tudo seria terminado. Mas acontecimentos imprevistos, inesperados, occorriam com a 1.ª columna, e a ordem para o assalto, já dada á 2.ª, foi revogada.



A's 8 horas, mais ou menos, da manhã, exactamente quando a divisão Savaget ultimava os preparativos para o ataque, appareceu em procura do general, um individuo á cavallo, declarando ser enviado pelo general Arthur Oscar, para transmittir a ordem — "Para que avançasse in-continenti com a columna, em auxilio da 1ª, porque as munições estavam ex-