Página:A Guerra de Canudos.djvu/145

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
127
A Guerra de Canudos

cer ou de morrer pela santa causa que até ali os conduzio?

Então, os sanguniarios asseclas do agitador, de posse de grande quantidade de munições, porfiariam no ataque a Divisão S. Barboza, até sua total extincção, inclusive a matança geral dos feridos, em numero de 600. No caso em questão, estava a 1ª columna sitiada e na absoluta impossibilidade de retirar um só batalhão das linhas de fogo, não só em nosso reforço, como ao proprio comboio, paralizado em Umburanas.

Na hypotliese de conseguirmos minorar a derrota, porque a Cidadella n'aquella occasião era inconquistavel, em quaes condições tentariamos uma retirada, isolados n'aquellas para gens desconhecidas, sem um reforço, as bazes provaveis de operações, uma, 48 leguas distante, em Simão Dias, a outra em Monte Santo o 16 e até aquelles pontos, atravessando regiões inexploradas? A munição esgotar-se-ia na lucta pelas estradas e os sobreviventes dos combates seriam sacrificados a sanha dos 6.000, ou ainda porventura, maior numero de adeptos do intransigente asceta.

Portanto, n'aquella occasião a juncção das columnas, importava na salvação de ambas, como já uma vez succedera com a passagem á viva força dos desfiladeiros de Cócoróbó. Na