Página:A Guerra de Canudos.djvu/187

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
157

Eram em numero de 250, vindo mais longe maior numero.

O imprevisto do ataque, quasi surprehendeu as linhas avançadas n'aquel]a direcção; todavia, houve tempo de ser prevenida a defeza e os jagunços a uns 80 metros já encontravam grandes embaraços, mas proseguiam valentemente, sempre atirando e dando calorosos vivas ao « Bom Jesus Conselheiro ».

Com os toques « sentido-carga », com rapidez notavel formou todo o exercito, de baionetas armados; o coronel Telles, á cavallo, correu ao local do ataque seguido do 12° e 31°. O general Barbosa, á pé, correu tambem e encaminhou a carga contra o inimigo, que voltou costas, deixando varios mortos. N'essa occasião, salientou-se o 25°, sob o commando do capitão Xavier dos Anjos. Esse batalhão, o mais proximo dos jagunços, sobre elles arrojou-se em massa, com prodigiosa rapidez, rechaçando-os á baioneta.

Os soldados, na perseguição, levados pelo enthusiasmo, foram até as catingas 200 metros trazendo dois cadáveres de fanaticos; um d'elles pertenceu a um rapaz de 14 annos presumiveis, bello tjpo de caboclo, de feições accentuadamente energicas.

N'esse dia, outra scena de natureza diffe-