Página:A Guerra de Canudos.djvu/189

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
159

A 1ª columna chegou á Favella com os generos alimentícios esgotados; pequena quantidade vinda no comboio fôra tomada, ou dispersa no ataque das Umburanas. A 2ª trouxera o necessario para sua manutenção até 28, dacta do encontro das forças; ainda assim, ficou pequena quantidade, como rezerva para mais dois ou tres dias. O contracto foi cumprido fielmente pelo fornecedor, coronel Fonseca Andrade.

De sorte que, á 29, o gado estava acabado e houve necessidade de abater-se os bois mansos, que conduziram o canhão 32; com a carne verde foi distribuido sal e meia ração de farinha; as sobras da 2ª columna foram irmãmente distribuídas com os camaradas da outra, especialmente os feridos, mas essa subdivisão não podia se prolongar além de tres dias. Tambem era de suppôr que, em se chegando á Canudos, ahi encontrar-se-ia farta provisão de generos, o que não succedendo, constituiu cruel decepção.

O general em chefe, em vista d'esse resultado e considerando a fadiga das tropas e a falta de alimentação regular, resolveu aguardar mais alguns dias, para dar-lhes algum descanço, emquanto esperava um comboio de generos, que, affirmava o coronel Campello, não devia estar longe.