Página:A Guerra de Canudos.djvu/211

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
179

ros aos assistentes das brigadas e em primeiro lugar soccorreram aos feridos, cujo estado de fraqueza era sensibilizador.

Finalmente, comia-se carne com sal, bebiase café com assucar! Esse ainda era objecto de luxo e vendiam-no a 5$000 a chicara e não dava para satisfazer á tabella organizada, por terem chegado poucas saccas, sendo duas clandestinamente, que foram vendidas a centenas de mil réis.

A preparação, bem como a viagem do pobre comboio, custaram grandes atribulações e despendio d'actividade ao valoroso tenente-coronel Tupy-Caldas, seu organizador. Attestava aquillo absoluta falta do serviço de communicação. A' 1ª brigada, que o conduziu, uniu-se a 2ª além das Baixas onde se achava, reforçando-a, ao atravessar a zona perigosa de Jueté á Favella.



O já deliberado ataque final á Cidadela, ia ser posto em execução; para o que o general em chefe apenas aguardava a chegada dos generos, que revigorassem os combatentes. A 14 de Julho, houve uma reunião dos commandantes das brigadas, chefe da Commissão de engenharia, deputado do quartel-mestre general,