Página:A Guerra de Canudos.djvu/251

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Guerra de Canudos
215

sómente a ala de cavallaria e a artilharia, devido a exiguidade do respectivo pessoal, estavam com elle reunido, embora desfalcadissimo.

Com esse pessoal assim resumido, fatigado e estropeado, além de novamente faminto, pois, acabouse a pouca farinha trazida pela 1ª brigada, não era possivel se levar novo ataque ás posições dos jagunços, optimamente fortificados, numerozos e dispondo de seis setimos do arraial.

Si a 18 a fórte columna atacante, n'um esforço extraordinario, apenas conseguiu tomar umas 900 casas, perdendo um terço do seu effectivo, seria crivei que os 2.300 homens restantes conseguissem conquistar a parte mais forte o baluarte principal do inimigo, tendo na grande igreja a sua séde?

Naturalmente, aquella ideia apenas germinada, foi posta á margem; logicamente, impunha-se a do sitio e o pessoal existente era por demais exiguo para a realização de tão importante commettimento.

Urgia, antes de tudo, a reorganização das forças, simultaneamente com o pedido e vinda de reforços, que seriam em numero, pelo menos, equiparado ao das tropas em acção. O General A. Oscar vizando essa necessidade, telegraphou ao Ministro da Guerra, pedindo