Página:A Guerra de Canudos.djvu/257

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Guerra de Canudos
221

cupando centenas de metros em direcção ás bandas da estrada de Uauá, seguindo o curso do rio, em cuja margem esquerda existia vasto cemiterio. A grande procissão marchava ruidozamente, estrujindo o cantochão. Era quando os jagunços enterravam os mortos das pelejas diarias; a funebre romaria conduzia em rêdes aquelles corpos de stoicos guerreiros, seguindo indifferente ao que em volta se passava, e a cantilena proseguia funereamente até perder-se, trazendo o vento longiquo rumor, destacando-se, confusas, phrases de uncção.

Emquanto o prestito moviase, até que se dissolvia, era alvo da fuzilaria, correspondida dos pontos fortificados do inimigo, despejando as armas entre odientas imprecações, ruidozamente secundadas pelos soldados. Assim, no meio do combate, ouviam-se tambem duros insultos e ameaças; depois tudo serenava e apenas intervallado, um grosso tiro dos fanaticos, ou uma descarga dos nossos soldados quebravam a monotonia da noite. Durante muitas semanas isso continuou.


Como já salientámos, após o assalto, os tenentes coroneis Dantas Barreto e Tupy Caldas, majores Seixas e Sampaio e outros commantes, com toda actividade cuidaram do esta-