Página:A Guerra de Canudos.djvu/26

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
20
A Guerra de Canudos

vez o Veni, vidi, vici, ao communicar a estrondosa victoria.

Mas, o Coronel chegando a Bahia, recusou terminantemente aceitar as judiciosas informações do major Febronio de Brito, sobre as dificuldades quasi insuperaveis a vencer no decurso da nova campanha a emprehender ; a pobreza de recursos, a aridez da zona a atravessar ; os elementos de guerra fartamente accumulados em Canudos e o numero dos seus defensores.

Nada quiz ouvir nem considerar o inditoso commandante. Unicamente confiava em si, nos seus bravos commandados e ainda mais nos dominadores da situação no Estado, nos quaes cegamente acreditou e confiou.

O coronel M. César inteirou-se pelas informações officiaes quanto a situação do inimigo e marchou, altivo e sofrego por combater, com a victoria antecipada e facilmente ganha.

E demais, tinha urgência de voltar á Capital da União. Tencionava fazel-o em princi pios de Março, epocha em que dar-se-hiam acontecimentos de alto valor politico, nos quaes influiria de modo decisivo com seu incontestavel prestigio, fazendo pezar sua fulgurante espada na manutenção do Governo do Dr. Prudente de Moraes, de que constituira-se inabalavel esteio, embora para isso tivesse de rom-