Página:A Guerra de Canudos.djvu/268

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
230
A Guerra de Canudos

das as direcções. O 2° tenente Fructuoso conservou-se no mesmo local; aliás magnifico; quanto ao alferes Bonoso, sendo ferido á 10 de Agosto, foi substituído no commando do da direita pelo 2° tenente Octacilio Flôres.

Na apparencia, ninguem existia no âmbito do arraial. A' custo era notado algum fanático atravessando as ruas e devezas, que sulcam em todas as direcções Canudos. Entretanto, quem observasse com attenção, poderia notar constante movimento em certos pontos, mórmente ao fundo da egreja matriarcha, um pouco a esquerda. Era ahi o centro, por assim dizer, o coração de Canudos. Ali próximo, estava tambem situado seu hospital, um vasto alpendre coberto de couros e extravazando de feridos em quantidade avultada, sem assistencia medica, nem qualquer outro soccorro. Desde 25 de Junho, data do combate de Cócóróbó, começaram os claros nas fileiras de Antonio Conselheiro, vendo seus combatentes sacrificados diariamente, em notável proporção.

Circulando as paredes do grande templo, tres ordens de andaimes, superpostos; abrigavam diversos atiradores do Conselheiro; um delles, habil escopeteiro, por muito tempo ali se conservou, sacrificando nosso pessoal; afinal, um dia foi ferido e assim mesmo, atravessado na taboa estreita do andaime, fazia fogo.