Página:A Guerra de Canudos.djvu/27

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Guerra de Canudos
21

per sua tradicional intransigencia em principios.

Elle, que afogára em sangue a revolta em Santa Catharina, seria o general talhado para esmagar a anarchia que diziam estar prestes á imperar e atterrar com sua figura temida os demagôgos da occasião.

Por isso, elle precipitou a marcha e andou, andou, sem quasi descançar, até Canudos. Seguio doente, n'um pronunciado estado neurasthenico.

A força commandada pelo coronel M. Cesar era disciplinada, valente e bem disposta. Na sua organização, infiltrou-lhe o cunho de intransigente moralidade, tudo superando a sua vontade ferrea. Para elle não existiam obstaculos materiaes. Os de ordem moral, arredava-os sem escrupulos. Além das suas concepções, nada considerava: o que ordenasse, cumpril-o-hiam sem tardança ; ou por completo destruiria quaesquer contrariedades, embora para isso necessario se tornasse o sacrificio de alguem.

Com inteira justiça era reputado um dos mais distinctos officiaes do Exercito e um dos poucos que, possuindo aprofundada instrucção technica e solida illustração, não se julgava amesquinhado, antes comprazia-se no interessar-se por questões puramente militares, en-