Página:A Guerra de Canudos.djvu/308

Wikisource, a biblioteca livre
264
A Guerra de Canudos

eminente. Comtudo,adeantou-se em direcção á vasta praça, andando sempre com lentidão, apoiado em comprido cajado, cujo apice aífectava forma de baculo. Um grupo de fanaticos appareceu á sua retaguarda, fazendo gestos desesperados, signaes para que voltasse, produzindo-se por fim grande reboliço, vendo-se também mulheres gritando e gesticulando como horrorisadas.

O homem, visivelmente um velho, não attendeu ao desespero dos jagunços; continuou a marcha. Era de estatura mediana; trajava comprida tunica duma fazenda escura. Os cabellos e barbas fartas e crescidas. A cabeça, trazia descoberta.

Adeantou-se até o meio da praça: parou e fitou a linha avançada, n'uma distancia quando muito de 60 metros. Depois, com o bordão traçou no terreno e com larga movimentação de braço, diversos signaes. Olhou mais uma vez para a linha e sobre ella avançou.

O narrador, intrigadissimo com aquillo, enviou sem tardança uma praça ao tenente-coronel Dantas Barreto, expondo-lhe o que occorria. Mais um minuto e o velho mudou de rumo, e, lentamente embrenhou-se num amontoado de casas, uns 15 ou 20 metros distante da linha, no seu prolongamento, passando ahi rente. O