Página:A Guerra de Canudos.djvu/317

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
269
A Guerra de Canudos

fórma extranha, tendo perdido seu poder e sua invulnerabilidade.

Então, centenas de bustos sobrelevaram dominando as trincheiras, inclusive as do 5° de policia e 26°. Houve uma geral movimentação. Vivas enthusiasticos, acclamações prolongadas por longo tempo atroaram. Descargas sobre descargas de fuzilaria enviaram milhares de projectis aos jagunços atonitos e espavoridos, perturbados com aquelles factos, para elles extranhos e cuja inexequibilidade o Conselheiro sempre proclamára nas suas predicas.

Andavam d'um lado á outro ; as mulheres sobraçando trouxas e os guerreiros se expondo imprudentemente — talvez esperando um ataque geral das nossas forças, que, si na occasião o tentassem, provavelmente obteriam grandes vantagens : tal o assombro e panico a que se entregaram os jagunços.

Os canhões da Favella se aproveitaram do ensejo para enviar certeiras balas sobre o arraial. Grupos inteiros de jagunços seguiam na direcção das estradas de Uáuá e Varzea da Emma, talvez prevendo o fim de tantas desgraças, sobre elles desencadeadas. Só á noite cessou a grande animação, que parecia ter infiltrado novo vigor nas fileiras legaes.

No bombardeio foram gastos 700 tiros em 6 horas de fogo. Os commandantes dos canhões