Página:A Guerra de Canudos.djvu/330

Wikisource, a biblioteca livre
278
A Guerra de Canudos

officiaes, sendo um encostado. A viagem foi prospera, pois, sahindo de S. Paulo á 1.° de Agosto seguindo por Santos, estava á 23 em Canudos, tendo acampado successivamente em Queimadas, Contendas, Serra-Branca, Tanquinho. Riacho da Onça, Monte-Santo, Caldeirão, Aracaty, Baixas e Canudos, ahi entregando um comboio de viveres, que conduziu.

Em Canudos, o batalhão acampou n'um valle, tendo á esquerda o depozito da repartição do Deputado do Quartel-Mestre-General e em frente os canhões da esquerda e do centro. O batalhão do Amazonas acampou á retaguarda, a direita do Quartel-General, proximo aos corpos da brigada auxiliar, e Girard. As forças de policia chegaram todas organizadas de modo tão completo, que honravam os Estados d'onde provinham ; todas com pessoal numeroso e disciplinado, bem armado, equipado e fardado.



O general em chefe, preoccupado com o abastecimento de viveres e munições por um caminho mais curto, bem como com a extincção das aguadas, seccas e revolvidas pelo continuo transitar dos comboios e forças pela estrada do Rosario; á 4 do mez de Setembro, que ficou assignalado por factos de alto valor determinou ao chefe da Commissão de enge-