Página:A Guerra de Canudos.djvu/334

Wikisource, a biblioteca livre
280
A Guerra de Canudos

feres Pompilio do Amaral, ambos servindo na commissão de engenharia. Como guia, ou vaqueano seguia o individuo Domiciano Dantas, homem de indomita bravura, como assignala o chefe da expedição.

A força no dia 4 partiu, ganhando o caminho de Calumby. No mesmo dia e nos posteriores foram tomadas e occupadas varias trincheiras de aspecto temeroso nos cimos das Serras de Cambaio e Calumby. Proximo á antiga fazenda da Varzea, foi encontrado um poço com regular quantidade d'agua, ao pé da serra, tendo antes de chegar a esse ponto, passado á dous kilometros da Favella, no rio Sargento cujo leito constitue estrada n'um grande trecho.

"Suas ribanceiras, narra o illustre tenente-coronel Siqueira, são altas, sinuozas, asperas e rochozas, sombreadas por uma vegetação que faz verdadeiro contraste com a das catingas visinhas, pela frescura e variedade das espécies.

"Nas anfractuosidades de suas ribas, penhas e casas os jagunços, com habilidade que não lhes attribuia, assestaram suas trincheiras de pedras seccas, quando a natureza não as oífereceu já promptas, cruzando fógos de pequena em pequena distancia para o fundo