Página:A Guerra de Canudos.djvu/34

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
26
A Guerra de Canudos

até a noite e manifestou-se até o Rosario, sete leguas do arraial. Quasi todo o armamento e munição cahiram em poder do inimigo, que não saqueou os cadaveres.

No percurso das estradas que vão de Canudos até o Rosario e de Geremoabo até Cocoróbó, os destroços permaneceram vesiveis. A debandada foi em todas as direcções ; pois em Macambira e Trabubu havia d'isso manifestos vestigios.

O cadáver de Moreira Cesar foi abandonado durante a retirada e tomado pelos fanaticos que o incineraram. Aquella sorte tiveram quasi todos os feridos, mais de duzentos, sendo a maior parte picada a facão ; outros foram executados entre requintes de perversidade. Diversos officiaes e muitas praças morreram pelo matto assassinados, desorientados e famintos.

O major Cunha Mattos apresentou parte circumstanciada sobre os factos, não senda publicada. Da expedição apenas salvaram, quanto ao material, o archivo, poucas armas e o instrumental das musicas, que não seguiram. De tudo mais os fanaticos apoderaram-se. Da artilharia, estragaram o que era possivel.

Alarmou-se a Capital do Estado, em vista dos tristes successos. O Governo Federal, além de varias outras urgentes providencias, enviou uma Divisão Naval áquelle Porto e cuidou de