Página:A Guerra de Canudos.djvu/345

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Guerra de Canudos
289

pregandos-e para isso toda a força sitiante, embora existissem alguns batalhões de reserva, como era necessario, nas proximidades do Quartel-General.

Aquelle inconveniente foi á 25, sanado em virtude de acontecimentos de grande importancia, que redundaram no estreitamento e reducção do sitio; de 23 á 25. os fanaticos, adstritos ao perimetro do arraial, na parte sitiada, agitavam-se numa actividade constante, atacando varios pontos das linhas, sendo repellidos, mas voltando teimosamente.

Os valorozos asseclas de António Conselheiro; bem poderiam ter evacuado Canudos em massa, em qualquer noite tenebrosa, antes da realização do sitio, que presentiram. Preferiram não fazel-o, dispostos, como estavam, a morrer de armas na mão, defendendo o extraordinario asceta, que nem um instante desanimava, continuando nas suas practicas, incitando seus fieis á resistencia, promettendo o reino dos céos aos que morressem na lucta e as chammas do inferno aos que se entregassem.

Uma singularidade occorria entre aquelles homens stoicos e devotados ao sacrificio: temiam morrer aos golpes das baionetas, ao passo que, impavidos e indifferentes, affrontavam os projectis, expondo-se temerariamente.