Página:A Guerra de Canudos.djvu/36

Wikisource, a biblioteca livre
28
A Guerra de Canudos

Instituições, corriam os mais extravagantes e disparatados boatos, oriundos das tendencias romanticas da nossa raça, sempre inclinada ao acatamento do sobrenatural.

A verdade é que descendia elle de uma familia lendaria no Ceará, onde crimes e atrocidades, por ella praticados, celebrizaram-n'a. Seus parentes, inclusive os do sexo feminino, notabilizaram-se pela valentia e cruezas, de que deram exhuberantes provas em luctas travadas nos sertões daquelle Estado, então Provincia. Os Macieis jamais deixaram sem atróz vingança qualquer offensa ; e o que entre elles fosse uma vez ultrajado não mais volvia ao lár sem trazer uma orelha, um dedo arrancado ao inimigo.

Antonio Maciel, como era natural, não poude escapar á essa vesania. A principio, modesto commerciante, proprietario de pequeno armazem, elle prosperou, casando-se e vivendo feliz no aconchego da familia.

Pretensas infidelidades da esposa transformaram-n'o em criminoso com o assassinato da propria mãi ; desde então, estavam de par em par abertas as portas da sua vida original e accidentada. Prezo por mais de uma vez, perseguido pela justiça, abandonou o torrão natal e foi procurar um abrigo em terras longinquas.