Página:A Guerra de Canudos.djvu/376

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
314
A Guerra de Canudos

Estes, indifferentes aos soffrimeiítos e á todas as miserias; magros, escaveirados, até repugnantes, ainda se atreviam a nos olhar de revéz. Alguns d'elles pediam ingenuamente que se lhes deixassem partir parasuas terras. Velhas beatas, enfezadas e resingueiras, acocoradas, o rosto coberto com esfarrapada mantilha, olhavam saudosamente para seu Bello Monte e, então lagrimas silenciosas corriam-lhes pelas faces encarquilhadas.

A estrella dos fanaticos empallidecia vertiginosamente. Elles agora brigavam com maior furia e vigor e organisavam o ultima reducto onde pretendiam morrer heroicamente. Tambem entre os nossos officiaes e soldados, não havia outro pensamento que o de não lhes. darem treguas, emquanto resistissem. Muitas tinham sido as victimas sacrificadas e lamentava-se a perda de tantos camaradas, bravos e dedicados.

O combate era um unico desde 25, com inttermitencias de horas. Diariamente, 20 e mais soldados, feridos nas trincheiras baixavam ao hospital. Não se podia ao certo prevêr o tempo de duração da luta, que se esperava vigorasse emquanto existisse um fanatico.

As condições sanitarias e climatéricas, eram nos bastante propicias, apezar da hor-