Página:A Guerra de Canudos.djvu/388

Wikisource, a biblioteca livre
326
A Guerra de Canudos

gos entre esse, cujas casas, trincheiras e demais abrigos abatiam sensivelmente : após 20 minutos de bombardeio, em que foram dados mais de 300 tiros, não tendo os jagunços manifestado o menor signal de vida, ouviu-se o toque — artilharia, cessar fogo.

Os fanaticos, occultos em extensos e profundos fossos, mergulhados em cóvas habilmente dissimuladas, haviam brocado todo o terreno em que se abrigavam. No interior de mais de 2:000 casas, ainda em seu poder, construiram inexpugnaveis fortificações contra a infantaria; cada uma d'aquellas habitações representava um reducto, onde agglomerava-se denso grupo de homens, mulheres e creanças. A igreja-nóva, bastante demolida, em suas ruinas alojava uns 100 jagunços, occultos por detráz de grandes pedras e do madeiramento cahido nos anteriores bombardeios. Elles aguardavam a investida do Exercito com valoroza calma, dispostos á uma resistencia elevada aos paroxismos do desespero e da tenacidade.

Soou o toque — infantaria avançar e pouco depois o de carga. As duas brigadas, 3ª e 6ª incumbidas do assalto, rapidamente e com toda intrepidez, deixaram suas posições e avançaram sobre os pontos previamente determinados, procurando investir sobre as posições mais fórtes do