Página:A Guerra de Canudos.djvu/395

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Guerra de Canudos
331

Entretanto, o general Silva Barbosa não se conformando com o resultado do ataque, propôz ao general Arthur Oscar tentar-se outro, com o fim de concluir o que o anterior não conseguira.

Não obstante o insuccesso do assalto (por que não conseguiu levar á termo a lucta, como era seu objectivo) houve grande explosão de enthusiasmo e alegria entre as praças, cujo nivel moral subira de modo notavel; as bandas de corneteiros executaram o toque de alvorada e as musicas tocaram o hymno nacional, á que tão sensivel é o soldado brazileiro, quanto maior é o perigo. N'essa occasião, o cadete do 7° Hyppolito de Medeiros subiu ao topo da columna, onde outr'ora estivera a torre da esquerda, e ali hasteou a bandeira brazileira, saudada delirantemente.

As brigadas 3ª e 6ª, com o pessoal fatigado e bastante desfalcado pelas vicissitudes da carga, e, além d'isso, quasi baralhadas, devido aos multiplos accidentes do terreno, eram na occasião improprias para tentarem novo ataque, accrescendo serem necessarias para a manutenção das posições por ellas conquistadas com extraordinarios esforços.

A' vista d'isso, á 1 hora da tarde, foi ordenado que os batalhões 30,° 31,° 34° e 40,° re-