Página:A Guerra de Canudos.djvu/403

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
339

ventura obtido e de effeito hypothetico. Por isso as forças mantiveram as posições, o que sempre aconteceu após os anteriores combates, sendo que nunca um batalhão que avançasse, voltou sobre os seus passos.

Si no porfiado assalto as perdas do exercito foram grandes, as do inimigo foram enormes. Em todo o espaço percorrido na carga, viam-se montes de corpos, dos fanaticos mortos de armas na mão; além disso, durante o rapido mas mortifero bombardeio precursor do ataque, soffreu elle algum prejuizo.

Póde-se calcular em 400 o numero de jagunços mortos naquelle dia, além dos não com batentes, talvez em numero superior. Os prisioneiros reunidos apóz ao ataque foram muitos, inclusive uns 100 homens em lastimavel estado de mizeria e quasi nudez, todos mostrando no corpo horriveis ferimentos, alguns já invalidos pelos vermes, em caminho da gangrena. Foram engrossar o numero dos muitos existentes na retaguarda do Exercito, sob a vigilancia de alguns batalhões.

Toda a artilharia, “4 Krupp” 7, 5, tomada á expedição Moreira César, lanternetas, caixas deguerra, etc, caíram em nosso poder, assim como 600 e tantas armas de diversos systemas muita munição.