Página:A Guerra de Canudos.djvu/411

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
345

E, do mesmo modo, lá se foram á caminho do eterno desapparecimento os alferes Soares Raposo, aguerrido e valoroso, Teixeira de Carvalho, o grulha tão conhecido e estimado; Arsenio Maia, Carneiro Monteiro, Victor Blaudain e Angelo Mendes, todos mortos na carga á frente dos soldados. E, ainda assim Ethelbert Neville, moço de grande futuro, arrojado, intelligente e illustrado; morreu como verdadeiro bravo, enfrentando á igreja, á testa d'uma companhia do 7°. Tambem António J. Roggers (o Tatuhy) no verdor dos annos, irriquieto, valente e guardando na refrega o mesmo genio garrulo, que tão querido o tornava entre todos.

E no hospital gemiam mais victimas do próprio arrojo; lá vimos alguns se estorcendo nas vascas da morte, como o Tatuhy, esvahido em sangue, cercado de outros collegas, que o procuravam animar n'aquella triste conjunctura.

Os outros ficaram no meio dos jagunços apodrecendo ao sol ardente e depois queimados no grande incendio ateado. O quadro que todos presenciavam, tantos dignos camaradas n'aquelle dia sacrificados e os gemidos irrompidos de varios pontos, eram factores