Página:A Guerra de Canudos.djvu/429

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
361

Emquanto Beatinho realisava o seu encargo, nem mais uma detonação se fez cuvir de parte á parte. As armas deixaram as setteiras, si bem que a vigilancia continuasse a mesma, mantendo-se todos em seus postos. Desde 23 de Setembro era essa a primeira occasião em que os atiradores tinham algum descanço.

Os jagunços foram lentamente sahindo dos seus antros e casas e o pessoal do reducto movimentou-se. Ainda existiam centenas de homens, inclusive invalidos. As mulheres e creanças tambem surgiam aos magotes, confa bulando todos animadamente.

N'esse interim, voltou o parlamentario, acabrunhado pela decisão do general. Foi de grupo em grupo e expunha o resultado de sua ida; fallava e gesticulava com animação e aconselhava aos companheiros que deixassem aquelle lugar, onde tamanhas desventuras estavam supportando . O Conselheiro não dar-lhes-hia mais a victoria e o fim de todos seria horroroso. Emfim desenvolveu toda a loquella nesse intuito.

Pouco resultado colheu o Apostolo com os seus bem intencionados conselhos; alguns, bem poucos, dos fanaticos resolveram abandonar aquelle theatro de horrores, entregando-se pri-