Página:A Guerra de Canudos.djvu/432

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
364
A Guerra de Canudos

terraneos por detráz do extincto santuario e outro n'um monte de casas, no centro do reducto: eram inflexiveis e de uma braveza indomavel. Esses e aquelles tentavam obstar a sahida aos que, desilludidos, procuravam se escapar á morte certa. Mataram diversos companheiros e, n'uma calma sinistra, riam-se em fece dos cadáveres, mostrando-nos as armas e dando a entender que jamais capitulariam.

Com aquelles Beatinho não conseguiu entender-se, sendo expulso das suas proximidades. Mulheres não menos inabalaveis n'aquella disposição, carregando os filhinhos, permaneciam nas casas transformadas em braseiros, atirando-se sobre elles, morrendo, carbonisando-se nos impulsos do infrene fanatismo. Homens havia que, tambem espumando de odio e desespero, faziam o mesmo. Beatinho, descrente, voltou á presença do general em Chefe, communicando-lhe a resolução em que estavam aquelles infelizes, de morrerem brigando, não se entregando sob condição alguma.

O general marcara um prazo para a suspensão das hostilidades, o qual em breve esgotar-se-hia. Entretanto, pela brecha ainda sahiam mulheres e creanças e algum velho, ou macrobio arrastava-se, apoiado em tosco bordão.