Página:A Guerra de Canudos.djvu/456

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
388
A Guerra de Canudos

margem opposta do rio e a outra o fez nas proximidades do Quartel-General.

Constando ao General em Chefe existir um certo numero de fanaticos nas proximidades de "Canna Brava", para ahi fez seguir uma brigada para bater mais aquelle grupo, caso realmente fosse verificada a sua existencia. Com mandando a expedição seguiu o Coronel Cesar Sampaio, que, em marcha célere chegou áquelle ponto, apenas encontrando vestigios d'um pe queno grupo. Mais esse assignalado serviço veio juntar o coronel Sampaio aos muitos e brilhantes que prestara n'aquella campanha.



Já em fins de Setembro corria com alguma insistencia o boato da morte de Antonio Conselheiro, sem que disso existissem provas concludentes. Entretanto desde 2 de Outubro, foi a noticia confirmada pelos prisioneiros, que asseveravam ter ido para o Céo o lendario asceta. Alguns dos fanaticos mais independentes de espirito estavam convictos de que morrerão seu chefe; mas não sabiam explicar como isso succedera.

A grande maioria estava absolutamente convencida de que elle se escapára a sanha da immundicie, indo ao Céo, donde viria proxima-