Página:A Guerra de Canudos.djvu/459

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
391
A Guerra de Canudos

de corpos, o chefe do Serviço Sanitario, dr. Curio e outros medicos, entre elles o dr. Mourão, que com o general Barbosa assistiu á exhumação.

O corpo que tinhamos á vista era bem proporcionadoe de regular estatura. Cingia-o, até os tornozelos comprida tunica azul; nos pés trazia alpargatas communs, de couro crú. A cabeça, pequena, era coberta por longa cabelleira castanho escura, com raros fios prateados e cahindo abundante sobre os hombros; sombreava-lhe o rosto moreno e anguloso crescida barba, um tanto grisalha. As unhas estavam crescidas e recurvadas nos dedos pequenos e afilados, nos pés minusculos e bem formados. Na apparencia, orçava por 65 annos de edade. D'aquelles restos em adeantada decomposição desprendia-se horrivel cheiro, sobrelevando ao dos fortes desinfectantes profusamente destribuidos no local. Parte do nariz estava consumido e o corpo rapidamente decompunha-se, pelo que, não foi autopsiado.

Um ponto, aliás importante, o sobre a origem ou causa da morte do Conselheiro não poude ser elucidado. Era vóz corrente ter sido ferido numa côxa, durante o assalto de 18 de Julho. Tambem, constou ter soffrido grave iucommodo gastro-intestinal, que bastante o