Página:A Guerra de Canudos.djvu/464

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
394
A Guerra de Canudos

do Pará: á essas milícias couberam tambem fartos louvores da parte do Commandante em chefe, pela dedicação e valor que manifestaram ao lado do Exercito.

A' 12 partiu o general Silva Barboza com seu Estado Maior e o piquete de cavallaria. No mesmo dia levantaram accampamento para Monte Santo os batalhões 7°. e 14°, e no dia 14 marcharam os 25°, 27° e 30°. Os corpos iam se retirando na ordem de antiguidade da chega da em Canudos, por equidade.

E succesivamente retiravam-se outros corpos em busca das suas antigas paradas, sendo o 31°. commandado pelo Coronel Carlos Telles, e fiscalisado pelo major P. de Assis, tendo ambos chegado novamente em Canudos á 8; o capitão Laureano da Costa que durante quasi todo o periodo da lucta commandara o batalhão, com pequena interrupção, reverteu ao seu cargo de ajudante.

A' 18 de Outubro o general em Chefe, fazendo publico a ordem do dia n°. 156, declarava que, autorizado pelo Marechal Ministro da Guerra, passava o commando das forças restantes em Canudos ao general de Brigada Carlos Eugenio, por seguir n'aquella dacta para a Capital do Estado. Na mesma ordem do dia, o general despediu-se dos seus commanda-