Página:A Guerra de Canudos.djvu/63

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
51

capitães Dr. Alfredo Gama e João Tolentino Barreto de Albuquerque e tenente Dr. Jacob Almendra de Souza Gayoso. Como pharmaceuticos, seguiam os do respectivo quadro, capitão Henrique Affonso Botelho e alferes Alfredo Dias Ribeiro.

As ambulancias, posteriormente ao cargo do activo capitão Botelho, eram em numero de 14, sendo 7 de medicina e 7 de cirurgia, todas completas.

Acompanhemos agora os preparativos da 1.ª columna até 22 de Maio, quando o Commando da 2ª , de tudo tendo curado, inclusive o aprovisionamento completo de ambulancias, viveres e forragens, encetava a marcha com o transporte em perfeita ordem e vigilancia.

Para os differentes serviços concernentes á direcção das forças em geral, foram nomeados: chefe da commissão de engenharia o tenente-coronel do Estado-Maior de 1.ª classe José de Siqueira Menezes, com seus auxiliares, os tenentes do mesmo corpo Domingos Ribeiro, Domingos Alves Leite e Alfredo do Nascimento e o capitão do corpo de engenheiros Coriolano de Carvalho e Silva. Os tenentes Leite e Nascimento haviam comparticipado da expedição Moreira Cesar, em cuja derrota passaram por crueis peripecias.