Página:A Guerra de Canudos.djvu/65

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
53

obter. Também em Monte Santo, os recursos eram escassos, visto terem exgotado os poucos existentes, na passagem da anterior expedição. Assim, muares para tracção d'artilharia, cavallos para montada e o gado, faltavam, tendo este de vir de pontos longiquos e por elevado preço.

Ainda consumiuse tempo em ordenar os destroços de todo género da expedição Moreira Cesar.

Os projectis dos canhões Krupp 7,5 e a polvora do 32 chegavam, ou mal confeccionados, ou trocados, sendo necessario devolver e pedir outros. Em Queimadas, não havia invernadas para animaes, succedendo que os cavallos e mulas, chegando gordos e fortes, em pouco tempo emmagreciam e definhavam, por falta de pastagens.

Quanto ao serviço de transporte, tudo estava por fazer. Faltavam animaes, cargueiros e carroças. Foi esta a maior dificuldade encontrada pelo coronel Campello. Depois de grande trabalho, foram obtidas 42 carroças, além de 40 carretas a bois e numero regular de cargueiros, tudo para o transporte de 50 mil arrobas de pezo bruto, da munição de guerra e de bocca. Para o transporte do pesado e incommodo canhão 32 Withworth, foram conseguidos bois mansos. Em todo esse trabalho, relevantes