Página:A Guerra de Canudos.djvu/72

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
58
A Guerra de Canudos

plantio de cereaes e canna de assucar, fabricado em grande numero de engenhos. Proximo de Simão Dias, varia o aspecto do terreno, com excellentes campos para creação do gado, abundante nos tabolleiros. O clima é extremamente saudavel. A marcha naquella região, foi assim propicia á 2ª columna, em verdadeiro contraste com a da 1ª, na de Monte Santo, como ver-se-ha.

Em Simão Dias, a força encontrou amplos recursos para sua manutenção e foi bem recebida pelos habitantes, hospitaleiros e obsequiadores. Na localidade, aliás adeantada, com importante feira e cujo municipio póde normalmente abastecer 10.000 homens de tropa, es tava o prestante Dr. Joviniano de Carvalho, que muito auxiliou o coronel Telles, evidenciando extrema gentileza. A brigada acantonou em parte nas muitas casas desoccupadas e outra parte acampou. O gado, além de abundante, era em optimo estado, os cereaes e outros artigos em grande fartura e baratissimos; para proval-o, citaremos o preço de uma dúzia de ovos a 500 réis, uma gallinha gorda a 1$500 e o mais em proporção.

De chegada, as forças movimentaram alegremente a cidade, tocando as musicas todas as tardes, em frente ás residencias dos commandantes.