Página:A Guerra de Canudos.djvu/74

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
60
A Guerra de Canudos

variegadas cores, nos desejava sinceramente bôa viagem, tremendo pela nossa sorte. Na sua feliz pobreza, ainda julgava-se bastante farto, para nos presentear com aves, rêdes e outros artigos.

Ao seu turno, a 4ª brigada, cujo commandante obteve do general Savaget permissão para continuar a marcha, levantou acampamento de Simão Dias a 26, indo acampar no arraial de Coité, na tarde do mesmo dia; no seguinte proseguio no trajecto, se embrenhando no vasto sertão que se estende por 24 leguas até Geremoabo, palmilhando 3 e 5 leguas por dia, n'um território quasi deserto, nada cultivado, a vegetação constituida pela infinda ca tinga, desdobrando monotonamente seu arvoredo rasteiro e uniforme quanto ao aspecto, e emmaranhado pelas mais variadas especies, n'um cruzamento curioso. As aguadas são constantes e com a necessaria abundancia.

O Vasa-Barris corre parallelamente á estrada, cortando-a dezenas de vezes. Nas suas margens a vegetação é variada e vigorosa, as barrancas sombreadas pelas gamelleiras, quixabeiras e imbuzeiros, sob cuja ramagem acampavam companhias inteiras, protegidas do sol causticante.

De leguas em leguas, algum engenho de assucar fere a monotonia daquelle silencioso